Autodescoberta com Raica Oliveira

Hoje o papo é sobre evolução pessoal, estilo de vida, yoga e empreendedorismo com a super modelo Raica Oliveira. Queridinha das passarelas e editoriais de moda, Raica resolveu explorar novos caminhos através da plataforma de bem-estar iTree, sua mais nova empreitada. O objetivo é ajudar pessoas a se tornarem mais saudáveis e autoconscientes através do yoga, mudança de hábitos, receitas de florais, alquimias e astrologia. Confira, a seguir: 

Por Mariana Lourenço

Fotografia Rodolfo Ruben

Poesia Normano Ribeiro

1- O que motivou sua jornada de autocuidado, autoconhecimento e práticas espirituais? 

O motivo veio de um anseio de melhoramento e evolução pessoal. Sentia que havia uma grande desconexão, um vazio em mim e, muitas vezes, esse vazio era preenchido com estímulos externos - comida, compras desnecessárias, pessoas, eventos sociais. No final, nada disso me fazia feliz. Sempre fui uma pessoa conectada com a natureza e, na época, morando em Nova York, me sentia desconectada dos valores que eu tinha. Foi aí que comecei a praticar yoga, ter um olhar mais atento com a comida e me tornei vegetariana, depois vegana e virei adepta das superfoods. Meu despertar mesmo só veio quando me mudei para Ibiza, onde vivi por quase cinco anos, foi lá que me encontrei. Apesar da fama de lugar de festa, a ilha vai muito além disso. Existe a Ibiza hippie, de natureza exuberante, pessoas interessantes, comida orgânica e vida de campo mesmo - foi um processo muito importante no meu despertar.

2- Conte-nos mais sobre a iTree?

A iTree veio desse processo de despertar em que, por mera curiosidade e circunstâncias da vida, comecei a estudar alquimia. Me apaixonei por esses estudos e, assim, descobri a astrologia alquímica, tema pelo qual me encantei ainda mais. Na época, eu já estava estudando yoga na escola Sivananda, com o intuito de conhecer mais da filosofia hindu e dos ensinamentos do yoga. Os estudos de alquimia duraram dois anos, seguidos por outros cursos avançados de formação - fui me aprofundando, fiz ambulatórios pela escola de alquimia EDALC e passei a ter contato com o público. Foi a partir dali que vivenciei a transformação das pessoas através dos florais e pude perceber também em mim esse trabalho transformador - fiquei fascinada. Foi pela paixão com as flores que comecei a aprender sobre a aromaterapia, que me levou a outra paixão: os perfumes naturais. Comecei a estudar perfumaria natural na Itália e na França, a arte da maceração, da tinturaria, e a alquimia de, minuciosamente, mesclar esses óleos para a formação dos perfumes. Atualmente, estou finalizando o novo projeto da Itree, que se chama Itree Perfume. Além disso, tenho formação em ayurveda e estou terminando mais um estudo profundo na área. O intuito é mostrar que somos capazes de ter a liderança do nosso próprio corpo através de práticas naturais que nos conectam de uma forma mais sutil com o nosso espírito, com a finalidade de viver, de fato, aquilo que viemos fazer como meta de vida, buscando a nossa verdadeira essência fora dos padrões sociais, culturais ou políticos a que naturalmente somos expostos. 

3- O que é a itreelogia e como funcionam os atendimentos personalizados? 

A itreelogia é a junção de todos esses estudos mencionados acima, com tática de avaliação pelos métodos da ayurveda, da astrologia e uma anamnese profunda com a pessoa a fim de escutar as dores e os desequilíbrios a serem tratados. É feita uma avaliação alimentar, de estilo de vida, e são utilizados florais como medicina de apoio. É um olhar bem detalhado e um momento de escuta. A consulta dura em torno de duas horas e meia e durante um mês a pessoa passa pelo tratamento com florais e pela mudança nos hábitos de vida, buscando práticas mais saudáveis que ajudam a ter mais autonomia da própria vida. 

4- Qual a diferença entre Astrologia Médica e Astrologia Alquímica?

A astrologia médica é um antigo sistema terapêutico que associa várias partes do corpo, doenças, alimentos e ervas medicinais à influência dos Planetas e dos 12 signos astrológicos. Não é um diagnóstico, mas uma sugestão de como ou por que certos indivíduos podem experimentar diferentes níveis de saúde ou doença que dá ideias de vida que podem melhorar seu bem-estar. Assim como a medicina tradicional chinesa e a teoria ayurvédica, a astrologia médica usa os quatro elementos para entender as fraquezas e os pontos fortes da saúde de uma pessoa e a aplicação e a escolha de alimentos, ervas medicinais e atividades para restaurar o equilíbrio. Já o estudo da astrologia alquímica, fundamenta-se na teoria de Hermes Trismegisto (filósofo, pai da Alquimia e do hermetismo) e permanece fiel aos ensinamentos da alquimia. As casas astrológicas, os planetas e os signos estão relacionados aos chakras (centros energéticos do corpo), três substâncias e os quatro elementos (fogo, terra, água e ar). A astrologia alquímica utiliza o mapa astral natal, que contém dados geográficos que mostram como estava o céu no momento do seu nascimento.

5- Na Itree, você disponibiliza algumas bolsas para usuários do CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais, instrumento de coleta de dados e informações para identificar famílias de baixa renda no país para inclui-los em programas de assistência social e redistribuição de renda). Na sua opinião, por que é tão importante tornar as práticas de bem-estar e de autocuidado mais acessíveis? 

A área do bem-estar se tornou extremamente elitizada e cara. Percebo que o grupo de pessoas que pratica yoga, ou até mesmo que quer fazer a terapia floral, de fato tem uma condição de vida melhor. O acesso a esses tipos de terapia para pessoas com condições mais difíceis, como pessoas de baixa renda ou minorias, acaba ficando limitado ou quase impossível. Quis criar esse acesso para que todas as pessoas possam ter o benefício de cuidar da saúde mental e física, sem discriminação de raça ou de situação financeira. Quanto mais pessoas tiverem acesso à saúde, melhor seremos como sociedade.

6- Você se formou também como instrutora de yoga e teve a oportunidade de praticar e se aprofundar com os melhores professores do mundo. Conte-nos mais sobre essa experiência. 

A yoga mudou completamente minha vida, eu realmente me reencontrei. Fiz amizades maravilhosas, compartilhei e continuo compartilhando momentos transformadores. A yoga é uma das ferramentas que ajudam pessoas na transformação pessoal. A prática trabalha, sutilmente, em todos os níveis do ser, permitindo a expansão da consciência. Estudei diferentes estilos de yoga com mais de 500 horas de pesquisa com rocket yoga, yin yoga e dharma yoga, mas o que mais me transformou foi este último. Fiz minha formação de 200 horas com o Dharma Mittra, em 2019, e continuei estudando com outros professores da mesma linhagem. Hoje em dia, minha prática pessoal é dharma yoga. O Dharma Mittra é considerado o mestre dos mestres, aos 83 anos continua ensinando yoga. É realmente transformador, seus ensinamentos oferecem aos estudantes um salto quântico, minha prática melhorou muito desde que comecei a estudar com ele.

7- Além da Itree, tem algum outro projeto de bem-estar que você está desenvolvendo no momento?

Neste momento, estou desenvolvendo uma linha de perfumes naturais chamada Itree Perfume. Irei começar com uma linha de três perfumes. Cada um deles foi bem pensado para o público em geral, para agradar todos os gêneros. São perfumes unissex com ingredientes de alta qualidade, naturais, e que não agridem o meio ambiente. Quero criar uma experiência olfativa em que o cheiro possa ser um canal transformador, levar pessoas a diferentes estados vibracionais. Os perfumes serão vendidos online e também com alguns distribuidores. O lançamento está previsto para março de 2023.

Anterior
Anterior

10/10 com Ellen Valias

Próximo
Próximo

Cidade Viva: Casa do Povo