Ponto de Partida #6

A nossa sexta edição ganhou forma a partir de um pot-pourri de ideias sobre assuntos que amamos falar e investigar: moda, arte, design e criatividade. Entre as perguntas que nos nortearam, fomos em busca de saber o que há de novo nessas áreas e como se relacionam entre si. Afinal, será que existe uma sem a outra?

Percebemos que é praticamente impossível falar de moda sem falar sobre arte ou design e vice-versa. Por estarem interconectados em sua abordagem criativa e na maneira como influenciam o nosso dia a dia, os campos acabam se entrelaçando em uma grande convergência. Além disso, essas áreas influenciam a cultura e a sociedade de maneiras diferentes. 

Enquanto a moda é uma forma de expressão pessoal e de identidade, o design e a arte interferem no modo como as pessoas vivem e se relacionam com o ambiente. Juntas, tais áreas criativas formam um ecossistema que reflete e molda a cultura e a sociedade em que vivemos. Não há como separar a influência que um exerce sobre o outro, assim como não podemos deixar de falar sobre o olhar revolucionário da nova geração que vem quebrando os paradigmas do passado.

Com isso em mente, fomos atrás de artistas, pensadores, criativos e designers de diferentes vertentes que têm coragem de sair das fórmulas e desenhar um futuro mais otimista e inclusivo. Movimentos, histórias e pessoas que estão abrindo espaço para uma confluência de diferentes lugares de fala, ajudando outros a encontrarem e a pensarem de forma coletiva e valorizando quem está em busca de fazer mudanças positivas em suas respectivas áreas de atuação - além de serem dose de inspiração diária que incentiva o amor-próprio e a aceitação. São movimentações genuínas, que acessam o novo, desenham o invisível, propõem equidade de experiências e amplitude de perspectivas. Assim, derrubando as narrativas comuns que dominaram a moda, o design e a arte por tanto tempo.

Em Quem Entende, trazemos a jornalista e consultora de diversidade e inclusão Luanda Vieira falando sobre a importância de desenhar a mudança. No Cidade Viva, Gaía Passarelli fala sobre o corre e a criatividade da periferia com Wes Xavier. Já no 10/10, a estilista e designer de futuros anti capacitistas, Michele Simões, fala sobre moda e equidade de experiências. Indo para o campo do design, no Proposta Criativa apresentamos a marca de móveis de aço Fiel Design e o Design da Barra Funda, projeto que impulsiona o bairro como polo de arte na cidade. Por fim, em Papo de Balcão conversamos com o pessoal do restaurante escola vegano Da Quebrada. Tem ainda as marcas e projetos que vale a pena conhecer no Radar Moda e Pasta de Favoritos, o Editorial Vanguarda Tropical com marcas brasileiras que representam o futuro da moda nacional e, por fim, as dicas de programação do Roteiro SP.

Fica aqui o convite para descobrir, nas próximas páginas, quem é essa geração que está fazendo acontecer. Bora?

Próximo
Próximo

Quem Entende #6