Pasta de Favoritos

Livro: Como Libertar o Presente

Autor dos best-sellers A Moda Imita a Vida, Moda com Propósito, Viva o Fim e Como Salvar o Futuro, André Carvalhal retorna em seu quinto livro com suas tão importantes (e já famosas) reflexões e provocações. Lançado no final de 2022, Como Libertar o Presente: cocriação de novas narrativas chega para causar incômodo e nos fazer pensar e repensar - hábitos, crenças, estilos de vida e até mesmo relacionamentos.

Por meio de temas como saúde mental, autoconhecimento, redes sociais e trabalho, Carvalhal traz um novo olhar para a sustentabilidade e alerta o leitor para a urgência de mudar o presente, de agir agora, uma vez que os recursos já estão se acabando: “não dá mais para pensar em preservar para as futuras gerações se os impactos já estão acontecendo agora”, ressalta.

Escrito em capítulos independentes que podem ser lidos em qualquer ordem, o livro é daqueles para se ter sempre à mão, ler, fazer anotações e reler de tempos em tempos. E também traz dicas de leituras, filmes e séries para quem quiser se aprofundar ainda mais nos temas apresentados em cada capítulo. Vale a leitura!

Portal das Modas

O ano era 2020, auge da pandemia de covid-19, quando Lelê Santhana, com 19 anos à época, postou um vídeo estilo “carta aberta” para a revista Vogue Brasil. O motivo: a capa da última edição da revista trazia a modelo Gisele Bundchen junto à manchete “novo normal”, exatamente quando o país passava por seu pior momento da pandemia.

E foi assim que a jovem apaixonada por moda chamou a atenção do Brasil - não só pela polêmica, mas principalmente pela precisão, pertinência e profissionalismo da sua crítica. O vídeo viralizou, assim como sua página no Instagram, o Portal das Modas, que discute consumo, representatividade e política no mercado da moda.

Sem papas na língua, no portal Lelê vai além das tendências fazendo questionamentos super relevantes sobre o mundo fashion, como, por exemplo, com relação ao papel das influenciadoras e a importância de posicionamentos nas redes. Nada como as novas gerações para questionarem e provocarem mudanças. Para quem trabalha no mercado ou apenas curte o assunto, vale a pena seguir @portaldasmodas no Instagram.  

Roupateca

Fundada em 2015 pelas sócias Daniela Ribeiro e Flávia Nestrovski, a Roupateca chegou trazendo um novo conceito de economia compartilhada para o mundo da moda. Como o próprio nome já diz, a ideia é ser uma espécie de “biblioteca de roupas”, onde as clientes podem escolher peças para pegar emprestado. Ou seja, é basicamente a profissionalização da passadinha no guarda-roupa da irmã.

O serviço funciona em formato de assinatura com planos que custam de R$128 a R$480 mensais, dependendo da quantidade de peças que se deseja pegar emprestado por mês. A escolha das peças é feita mensalmente, através do site da marca ou no espaço físico em São Paulo, e o período do empréstimo é de até um mês, com a possibilidade de troca em 15 dias. Para deixar o processo ainda mais prático, a empresa conta com serviço de entrega, lavagem e higienização das roupas e até de seleção de looks - para montar mala para uma viagem, por exemplo.

Com o acervo composto por peças de marcas parceiras e de assinantes, a proposta da Roupateca é tornar o consumo de moda mais sustentável, fazendo circular as roupas que provavelmente ficariam anos paradas em guarda-roupas por aí. Recomendamos!

Anterior
Anterior

Proposta Criativa #6

Próximo
Próximo

Anote #6